Morfeu

A mitologia de qualquer civilização sempre incorpora em seus personagens, arquétipos de seres e funções humanas na tentativa de explicar os acontecimentos da vida cotidiana e tem uma função importante integradora da fantasia com o mundo real.

Hipnos, filho da Noite e de Erebo é considerado, na mitologia grega, o Deus do sono. Sua função é distribuir o sono reparador aos seres viventes.

O sono é um estado fisiológico de relaxamento essencial à vida e interfere positivamente em nossa qualidade de vida e longevidade. Sonhar também representa um estado fisiológico essencial à saude humana. Existem pesquisas que apontam a interferência de medicamentos antidepressivos no estado REM do sono (estado onde existe a atividade do sonho), que diminuem essa função, interferindo negativamente na saúde mental do indivíduo.

Mas o que ocorre durante o sono sempre foi um mistério aos homens. E por ser um mistério, sempre despertou interpretações mitológicas, como uma manifestação sobrenatural da vontade de deuses.

Morfeu, filho de Hipnos e sobrinho de Tanatus, deus da morte, possui a habilidade de incorporar personagens da vida do sonhador e entrar em seus sonhos. Vemos neste parentesco uma associação da morte (Tanatus irmão de Hipnos) com o estado de sono, e sonhar, desta forma, seria estar próximo à morte,  passar para um “outro mundo”, sendo esta associação considerada por diferentes culturas e tradições espirituais.

Já o ditado popular “Cair nos braços de Morfeu” refere-se a se entregar docemente aos sonhos, tendo assim uma noite de sono, não necessariamente tranquila, mas essencialmente saudável.

Caronte e Morfeu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Links

Meta

Agenda

julho 2018
S T Q Q S S D
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: