Catedrais e portas

outubro 20, 2010 brybru

Tive um sonho estranho… E é esse sonho que gostaria que interpretasses para mim.

Começou em um andar de algum lugar que me fez lembrar uma igreja megalomana. Estava nesse andar com mais algumas alunas estilo Harry Potter e eu sentei-me para observar o teto que tinha uma paisagem tranquila de anjos e nuvens num céu azul. Ao sentar-me recordei-me de que já havia estado ali antes. Eu havia ganhado uma semana de estudos nesse sítio e no último dia havia me sentado ali para guardar a recordação desse teto. Em seguida fomos convidadas a atravessar uma porta muito baixa. Tínhamos que nos abaixar para atravessá-la. E do outro lado parecia ter uma missa ou uma cerimonia qualquer. Mas quando cheguei do outro lado havia um espaço ao ar livre com quedas dágua e uma aterro. Nos encontrávamos sobre esse aterro e podíamos ver as pessoas a nadarem lá em baixo. Nesse aterro, um pouco mais atrás de mim estavam o Arnaldo, acho que a Mônica e mais gente que não consegui indentificar. E a nadar estavam meus pais e mais alguns outros conhecidos que não me lembro agora. Então vi um buraco no chão do aterro, provocado pela erosão das chuvas. E nesse buraco havia louças de porcelanas que me fez lembrar a disnatia Mingue. Aí comecei a chamar por uma senhora que vive no lar de repouso onde trabalho para dize-la que a erosão iria desenterrar a louça. Chamei pelo nome dela. Na verdade eu gritava para que ela me ouvisse lá de baixo no meio da água onde estava: Dona Julieta!!! Foi então que sentir o chão ruir e as louças gigantes começaram a descer rio abaixo e eu estava no meio delas na queda. O Arnaldo olhou para mim e disse: O q vc está fazendo aí? Agora vai se ralar toda. Isso se não se cortar a sério. Só consegui pensar que precisava pular do meio daquela queda mas não havia como eu apoiar-me. Acabei por acordar e não sei qual seria o final do sonho. Sei apenas que tinha a certeza que me safaria do meio daquelas louças gigantes e sem arranhões. Tinha até planejado segurar num rochedo… Mas acordei. 

  

  

Mulher dos sonhos estranhos….kkkk

 Aprendiz de feiticeira agora? Você e as alunas estilo “Harry Potter!”.

Igrejas megalomanas, com Harry Potter me remetem a catedrais, meio castelo medieval. Catedrais podem representar a estrutura religiosa que rege nosso inconsciente., aquela na qual fomos criados. Para Jung uma catedral poded representar a totalidade psíquica do Self, que seria aquela parte do Ser que é conhecedora do indivíduo (Self as known), a   consciência reflexiva, que é o conhecimento sobre si próprio e a capacidade de ter consciência de si; a interpessoalidade dos relacionamentos humanos, através dos quais o indivíduo recebe informações sobre si e a capacidade do ser humano de agir.

“O Self representa o objetivo do homem inteiro, a saber, a realização de sua totalidade e de sua individualidade, com ou contra a sua vontade.” CG Jung

Parece-me esse “teto” azul com anjos com a abóboda que existe na passagem entre uma vida e outra. E você se recorda que já esteve lá antes. Me pareceu o lugar que vamos ao deixar esta vida e ficamos no aguardo de uma nova vida material. Lá é com certeza um lugar de estudos teóricos.

Outro símbolo de passagem é a presença da porta. Ela sempre representa a passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido. A luz e as trevas, a pobreza e a riqueza. Representa situações de crise, de mudanças na vida. Mas tem o valor de novas possibilidades, um lugar pra ir, um convite para atravessar. Transição e metamorfose são as idéias mais comuns. O ato de ultrapassar o limiar pode significar que você deva deixar pra trás seu materialismo e personalidade para se confrontar consigo mesma.

Entrar pela porta é a busca de novas oportunidades sendo apresentadas à você. Uma nova etapa da vida, um novo nível de consciência.

E você  faz essa passagem com dificuldade, precisa se “rebaixar” para passar pela porta, e nada mais lógico, não é sra enfermeira cheia de títulos que se fantasiou de atendente de mac donald’s, de agente de cura para agente de obesidade…kkkkk brincadeira! Mas é sério!

E o convite foi feito e você passou pela porta esperando mais devoção  (missas) e encontra muita emoção. Águas em quedas! O convite para o além foi aceito independente de você ter tido consciência disso ou não (o SElf te levando ao que você deve vir a ser).

Um aterro, não sei a acepção desta palavra, mas pra mim soa como um local onde se “enterram” coisas que não são mais usadas.´Ali estão coisas e pessoas. Investigue o que o Arnaldo traz pra sua imaginação e a Mônica (eu?) representa – não precisa me contar. Só veja o que essas pessoas representam pra você e qual aspecto que eles te evocam e que se encontram sobre ou sob o aterro. Pais nadando…esses sempre vão estar envolvidos em produndas emoções.

E as chuvas de sentimentos tem trazido à tona alguns aspectos mal “enterrados” (lembrei da Clarissa Estes das mulheres com os lobos). Aspectos finos e delicados como louça chineza, e de alto valor, afinal dinastia Ming são raríssimas e bem cotadas economicamente. Aspectos cortantes, que você com certeza vai tirar de letra, apesar do risco de se machucar, de se ralar toda. Você sempre vai achar um rochedo pra se segurar…mas a vida é fluxo, deixar a enxurrada te levar é algo que o aterro pretende fazer, o self quer que você vá em frente! Se rale ou não, que siga o fluxo.E aspectos ancestrais, nem tudo que está no aterro é seu. Vide a guardiã antiga, a dona Julieta do asilo, que tem que ser avisada dos riscos. Coisas que talvez não devessem estar enterradas. Coisas gigantes!

Talvez você possa fazer uma dinâmica, de sonho acordada, onde você dê continuidade ao sonho. Desenterre peça por peça. Veja cada peça, limpe-as, relacione-as e busque o significado (são cálices?bules? pratos?xícaras?) que alimento elas abrigaram? Que bebida morna elas ofertaram?.

Porque estão no aterro?

Acho que é isso aí….

 

Anúncios

Entry Filed under: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: