4:40 – A MORTE DE RANGEL – (Pesadelo)

setembro 14, 2010 brybru

Antes de dormir tentei mostrar algumas coisas para o meu pai. Pensei o quanto eu tinha necessidade de mostrar as coisas para ele e ter uma resposta. Eu quis mostrar o vídeo do trabalho que fiz essa semana para uma produtora, assim como a trilha sonora do meu curta metragem “Glacial Inferno” que o Samuel entregou hoje. Eu noto com facilidade o desinteresse dele diante dessas coisas, mas também notei meu desinteresse quando ele começou a falar de um outro assunto desencadeado por um desses vídeos. (Acabei mostrando a referência de fotografia e trilha sonora para o meu novo filme para ele.)

O sonho começou e não sei o que acontecia quando tive a sensação de peso no estômago por ter comido demais. Pensei comigo que dormir assim me causaria pesadelos, mas não sei se realmente sonhava ou se sentia o peso no estômago. O momento que desperta a ideia do pesadelo é quando sou instigado a procurar sobre uma noticia que recebi, um pouco desestruturada e acabo suspeitando de que pode ter ocorrido com um amigo meu. Ele é o Rangel , namorado de uma amiga minha que estudava na minha escola no segundo semestre de 2008. Desde então não os vejo, mas o Rangel é ator e supostamente vou trabalhar com ele nesse novo projeto que irei começar chamado “Periferia dos Sonhos”. Assim como pretendo, no sonho ele era o ator secundário de um filme que eu estava já em fase de filmagem. A notícia que recebi era de que um negro fora agredido e assassinado. Isso me despertou a sensação, quase certeza de que haveria ocorrido com ele. Fui até um computador. Confirmei a notícia a qual primeiramente resisti não aceitando, mas meu irmão que estava do meu lado esquerdo confirmou quando vi pela segunda vez. Há um detalhe engraçado que quando eu abria na página para tal informação, a página não permanecia muito tempo “parada”, logo a anterior ou a seguinte se abria.

Comecei a chorar muito, fique extremamente chateado. Vinha claramente, mas com medo de expor, o fato que teria que procurar outro ator para continuar o meu filme (Na noite anterior tinha lido sobre as soluções tomadas por Terry Gillian após a morte de Heather Ledger para “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”) assim como tive que procurar outra pessoa para fazer minhas trilhas quando o Samuel tinha morrido. Enquanto eu chorava muito, tentei ligar para o Eugênio, precisava contar para ele do ocorrido. Lembro da sensação de “como é bacana contar isso para ele”. Ligava, não consegui falar direito. Eu estava parado na margem de uma espécie de lago e havia terra no chão e alguns cercas de arame destruidos

– Lembro de eu me explicando para alguém que não era fácil perder dois amigos.

Logo em seguida estava dentro de um carro, eu minha irmã e meu irmão, sentados no banco de trás. O banco do passageiro na frente estava desocupado e quem dirigia era meu pai. Tenho a impressão de que falávamos de alguma coisa quando de repente o carro seguiu reto por uma curva e caímos no rio/lago (não lembro exatamente). Minha irmã lamenta algo como “Puts,pai. Dormiu dirigindo.”.

O carro respeitou as leis da física, deslizou por um instante, não fundou imediatamente, fazendo em seguida. Eu puxei os cabelos do meu pai e balançava a cabeça dele violentamente, mas ele não acordava. Comecei a ter a consciência de que estava sonhando e comecei a pedir por ajuda, mas não consegui me movimentar. Comecei a gritar bem alto, mas o tempo todo achando que iria acordar em outro sonho. Meu pai me acordou devido aos gritos, mesmo demorando um bom tempo depois de ele acender a luz, e tentar me acordar.

Fiquei encarando ele por um tempo enquanto ele perguntava se estava tudo bem.
Não respondi imediatamente.

IRL – A morte dos dois “amigos” , olha que engraçado, tem relação com seus filmes. Um é o “ator” e o outro trabalha na trilha sonora.
Engraçado… o desinteresse de seu pai para com os filmes. Algo muito importante pra você tem muito pouco valor pra seu pai. Isso pode ser a morte. Trágico, nada engraçado!
Assim como a sua vida simbolizada pelo carro. Você está “de carona” nessa viagem. Quem está no comando da “direção” (que por acaso é a SUA viagem) é, de novo, o seu pai. E pode ser como ele dirige a vida mesmo, meio que dormindo, sem prestar muita atenção a estrada, perdendo a direção e afundando aos poucos nas águas das emoções inconscientes. Seguindo a lei da física, mas neste caso, da ação e reação. Afinal, ele dirige, mas todos afundam. Se quem é o dono da jornada não pega na direção, o outro será sempre responsável pelos acidentes, pelos mortos e feridos.
Sua irmã  e seu irmão também vivem a mesma tragédia. De estar em uma viagem de vida direcionada pelo querer do motorista. Ou pelo não querer…Um pai inflexível, que desconsidera as “curvas” do caminho. Segue sempre reto.
E não adianta puxar pelos cabelos do pai. Parece que isso você ja constatou na vida real. Nada vai despertá-lo.
Cabe a você sentar na direção. Vocêtem alguns amigos pra partilhar idéias e projetos. Ainda não consegue se comunicar direito, “o telefone” não ajuda. Existe dificuldade em chegar ao fundo do lago, há arame farpado, que pode ferir ao se tentar passar a terra para chegar à água, símbolo de suas emoções. Mas você tem um amigo que é alguém que dá para se contar e para dividir angústias.
O estado de catatonia após a tomada de consciência de que você estava em um sonho me reporta à “periferia do sonho”. Você está nele, tem consciência disso, mas os conteúdos são pesados. Então a demora para sair do limbo.
Tomar a direção de sua vida é a mensagem preemente. Tornar mais leves esses conteúdos para não precisar se afogar ou transpor a cera de arame.
E o Rangel? Que mais além da possibilidade de ser “ator” de teu filme-sonho? O que ele representa de fato em tua vida? O que faz o moço negro agredido nesta história? Quem o agrediu? O que tua razão, na figura de teu irmão à esquerda, quer te dizer em relação ao simbolismo desse moço?Só pra pensar! 

Anúncios

Entry Filed under: Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

Páginas

Categorias

Agenda

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts

 
%d blogueiros gostam disto: